segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Resenha: A extraordinária garota chamada estrela - Jerry Spinelli

Editora: Gutenberg
Páginas: 192
Ano: 2014
ISBN: 9788582351444
Sinopse: A garota chamada Estrela. Ela é tão mágica quanto o céu do deserto. É tão estranha quanto seu rato de estimação. É tão misteriosa quanto seu próprio nome. Com um simples sorriso, ela captura totalmente o coração de Leo Borlock. Com sua alegria, ela incendeia uma revolução de liberdade e autenticidade no espírito de sua escola. No começo, os colegas encantam-se com ela por tudo o que a faz ser diferente. Mas isso começa a mudar, e Leo, apaixonado e apreensivo, percebe que a única coisa que pode salvá-la das críticas é a mesma que pode destruí-la: ser alguém comum. Nesta celebração do inconformismo, o premiado Jerry Spinelli tece um conto tenso e emocional sobre os percalços de precisar ser popular e da emoção e inspiração do primeiro amor.

Um livro que me deu vontade de trazer pra vida. A extraordinária garota chamada estrela é realmente um livro incrível, e acho que todos deveriam ter uma Estrela na vida.
O livro é narrado por Léo, um garoto que está no ensino médio e coleciona gravatas de porco-espinho, tudo começa quando ele recebe um presente com uma dessas gravatas. (fiquei rindo sozinha imaginando a grava de porco-espinho). Algum tempo depois, uma garota nada convencional entra no colégio, a extraordinária garota chamada Estrela.
Estrela usa roupas nada convencionais, toca seu uquelele e canta no refeitório, canta parabéns para os aniversariantes, entrega cartões de dia dos namorados para todos da sala, torce para o time da casa e o adversário, parecendo uma pegadinha de primeiro de abril. 
A garota leva alegria para a escola, antes dela, tudo era uma massa, agora as pessoas se sentem mais livres para ser quem queriam ser, todos se libertam e descobrem melhor o seu verdadeiro eu. O clima muda completamente! Acontece que isso não dura muito tempo, já que Estrela logo começa a ser extremamente ignorada devido ao seu comportamento nada convencional. Nesse meio tempo, Estrela e Léo começam a namorar, é aí que conhecemos a garota melhor.


Achei bastante interessante o modo como tudo é tratado no livro, valendo destacar alguns pontos: o motivo pelo qual a garota muda seu nome constantemente (spoiler), sobre ela ficar maior que o nome, de modo que seu nome não a define mais, simplesmente amei isso e fiquei imaginando como seria se todos nós fossemos assim. 
Além disso, outro ponto importante de destacar, é o fato de Léo querer mudar Estrela, para que ela fosse uma garota comum e os dois parassem de ser ignorados - devido ao voto de silêncio - o que foi tratado de maneira positiva no livro, mas não acho que tenha sido positivo de maneira alguma, quando Estrela abandona o nome e volta para o nome de nascimento, abandonando suas roupas e seu jeito de ser, ela se perde, deixa de ser ela, odiei isso. Achei o garoto extremamente ridículo e egoísta por ter feito ela fazer isso. Estrela é extraordinária. Estrela era realmente uma estrela, que levava seu brilho por onde passava.


Uma das premissas do livro é o garoto decidir entre ela e o resto da turma, isso me irritou bastante, por ser uma resposta bem obvia pra mim. Gostei da conclusão do livro, mas acho que poderia ter sido melhor. Mas, como a história é voltada para um público mais novo, é bem interessante.
O livro em si é maravilhoso, ou pelo menos o início dele, mas o que mais me interessou foi a Estrela, entender como ela pensava, como ela agia e acompanhá-la de perto.

7 comentários

  1. Adorei a resenha e esse livro já entrou na lista listinha de "vou ler" :D
    Parece ser muito bom!

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/2014/08/resenha-probabilidade-estatistica-do.html

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser muito fofo! Vou colocar ele na minha lista !
    Beijos!
    sushibaiano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar muito bem desse livro, mas nunca tive a oportunidade de ler. Também não sei se faz muito o meu estilo, mas é sempre bom variar...

    Já estou seguindo o blog!

    http://blogityours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que também não fazia muuito o meu estilo também, mas vale a pena dar uma chance, com certeza é um livro que me surpreendeu!
      Obrigada!!
      Beijos!

      Excluir
  4. O post ficou maravilhoso Bia! Eu gostei da resenha por completo. Esse livro tá na minha lista a algum tempo e parece que eu não irei me decepcionar =D.

    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir